Quais são as profissões do futuro?

Você já percebeu que o mercado de trabalho está se transformando? Com o avanço cada vez mais veloz das tecnologias, é fácil perceber que as profissões do futuro mais requisitadas serão um pouco diferentes das que temos hoje em dia. Segundo um estudo publicado em 2017 pelo McKinsey Global Institute, 800 milhões de pessoas perderão seus empregos para robôs até 2030. Mas, então, o que fazer para estar preparado para isso?

Bem, para começar, o mercado de trabalho é um reflexo das necessidades humanas e, por isso, ele se modifica ao mesmo tempo em que ocorrem mudanças no âmbito econômico, social, climático ou tecnológico. Assim, novas profissões precisam ser criadas ou priorizadas, enquanto outras são extintas. Por isso, antes de escolher um curso superior nos dias de hoje, é muito importante avaliar as previsões de cenário para um futuro próximo sobre o mercado de trabalho. Se esse assunto te interessa, continue a leitura e se aprofunde no tema conosco.

Conheça 18 profissões do futuro nas quais você pode focar a sua carreira

Você pode não se lembrar, mas há poucos anos ninguém acreditava que os computadores iriam dominar o mercado de trabalho, não é mesmo? O mesmo acontece hoje em dia com o avanço cada vez mais rápido rumo à implementação massiva de tecnologias revolucionárias, como IoT (Internet das Coisas), realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, entre outros.

Sabemos que os avanços tecnológicos não param e isso impacta diretamente nas necessidades das pessoas e, consequentemente, na valorização das profissões. Todavia, mesmo com a tecnologia presente em praticamente todos os processos, a automatização não irá roubar nossos postos de trabalho.

As pesquisas mostram que muito pelo contrário. A tecnologia avança a cada dia para facilitar a execução de rotinas ao mesmo tempo em que deixa a cargo do ser humano aquelas atividades que os robôs não fazem perfeitamente, como reproduzir com precisão atividades de relacionamento e criatividade. Por isso, essa é a grande sacada para escolher muito bem uma carreira daqui em diante.

Se você está pensando em qual curso de graduação fazer para ter uma carreira de sucesso em uma das profissões do futuro, confira a seguir a lista com as 18 profissões que provavelmente serão mais valorizadas nos próximos anos e décadas – lembrando que você pode ver todos esses cursos no site https://matriculas.estacio.br

1. Desenvolvedores de softwares

Essa profissão não é nova, mas será cada dia mais valorizada, uma vez que esses profissionais atuam no desenvolvimento de novos sistemas que automatizam processos. Entre as opções de graduação para quem quer seguir essa carreira está o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Essa formação prepara os profissionais para criar, analisar, projetar e implementar sistemas computacionais de informação. Entre as disciplinas que fazem parte dessa formação estão Fundamentos de Redes de Computadores, Introdução à Programação, Organização e Arquitetura de Computadores, Gestão de Serviços para TI, Negócios Eletrônicos e Estrutura de Dados.

2. Especialistas em Experiência do Cliente

A experiência do cliente nunca foi tão importante para o sucesso de uma empresa como nos dias de hoje, aspecto que tende a se intensificar ainda mais no futuro. Por isso, profissionais que atuem como Customer Success serão ainda mais valorizados. Empresas de e-commerce e marketing digital já têm frequentemente em sua equipe um profissional com essa responsabilidade, mas a demanda tende a crescer.

Para quem deseja seguir essa área, uma das opções de curso superior é a graduação em Marketing. Fazem parte dessa formação disciplinas como Antropologia do Consumo e Coolhunting, Cultura Empreendedora, Direito Empresarial e do Consumidor, Gestão Estratégica de Marketing, Marketing Digital e Mídias Sociais, Pesquisa e Informação em Marketing, Neurociência aplicada ao Marketing, entre outras.

3. Creators

Não é de hoje que o consumo de conteúdo – seja informativo ou de entretenimento – mudou. Por isso, a forma de criar conteúdos também precisou se adaptar. Os profissionais que produzem conteúdo para internet serão um dos mais requisitados no futuro e a graduação em Produção Audiovisual pode ser o curso certo para quem deseja atuar nesse nicho.

Durante essa graduação, o aluno vai aprender a produzir programas audiovisuais desde a concepção do roteiro, passando por locação dos espaços e indo até a produção executiva. Fazem parte da grade curricular desse curso disciplinas como Direção de Fotografia Audiovisual, Processos de Produção e Organização Audiovisual, Inovação Tecnológica, Roteiro Documental, Roteiro para Dramaturgia e Variedades, Mídias Digitais e Roteiro Técnico e Continuidade.

Outra graduação de interesse para quem quer atuar como um creator é a de Jornalismo. Hoje, os cursos dessa área não estão focados apenas nos meios de imprensa tradicionais, preparando os alunos para atuar também no meio digital. Entre as disciplinas que fazem parte do curso estão Comunicação Empresarial Integrada, Computação Gráfica e Editoração Eletrônica, Marketing para o Terceiro Setor, Linguagem e Roteirização para Audiovisuais, Mídias Digitais, Redação e Produção para Web, Audiovisual para Web, entre outras.

4. Assessor de creators

À medida que a profissão de criador de conteúdo – ou influencer digital – cresce, a quantidade de agências que prestam o serviço de assessorá-los também se multiplica. Formar-se em Marketing Digital ou Design Gráfico pode ajudar o profissional que deseja trabalhar em uma dessas agências.

As graduações indicadas para quem deseja atuar com esse foco são, como comentamos antes, as de Marketing e Jornalismo, assim como a de Design Gráfico. A faculdade de Design Gráfico é multidisciplinar e tem por objetivo desenvolver o profissional em áreas como design editorial, identidade visual, web design, foto e vídeo.

5. Professor online

O ensino a distância é uma das modalidades que mais cresce no Brasil. Por isso, a procura por professores que desejam lecionar online também aumenta. Quem pretende seguir a área acadêmica deve ficar de olho no modelo de sala de aula online e se adaptar para atender a essa tendência.

Fora isso, o mercado para criação de produtos digitais, como cursos livres online, está cada vez mais em alta, abrindo até mesmo portas para o empreendedorismo digital. Quem deseja seguir essa carreira pode fazer uma graduação em Pedagogia. Essa área de formação, apesar de tradicional, adaptou-se aos novos tempos. O curso, atualmente, contempla disciplinas como Educação, Tecnologias e Novas Mídias, Avaliação da Aprendizagem, Linguagem Visual, Informática Aplicada à Educação, Pedagogia nas Instituições Não Escolares, Gestão de Pessoas e Dinâmicas Interativas, entre outras.

6. Coaching

O coach é o profissional que atua treinando as pessoas para evoluírem em algum aspecto da vida, seja ele pessoal, profissional, financeiro, amoroso, etc. O coaching de carreiras será um dos mais em alta no futuro, justamente porque as mudanças no mercado de trabalho exigem adaptações dos profissionais formados ou em formação.

Quem deseja atuar nessa área pode fazer cursos de especialização e específicos, mas entre as opções de graduação estão a de Gestão de Recursos Humanos e a de Psicologia. A primeira contempla disciplinas como Comportamento Organizacional, Negociação e Gestão do Clima Organizacional, Recrutamento e Seleção de Talentos, Técnicas de Seleção, Liderança e Coaching, Planejamento e Gestão Estratégica de Pessoas, entre outras.

Já a graduação em Psicologia oferece disciplinas de interesse para um coach, como Teorias e Sistemas Psicológicos: Comportamentalismo, Psicologia da Percepção, Análise Experimental do Comportamento, Psicologia da Personalidade, Teorias e Sistemas Psicológicos: Cognitivismo, Psicologia da Motivação e Emoção, Psicologia Social, Métodos de Observação e Coleta de Dados, Processos Grupais, Psicodiagnóstico e Psicologia nas Organizações.

7. Coach de atividade física

Ainda no ramo dos coachs, esse profissional especializado em atividade física também estará em alta. A grande exposição e o culto ao corpo, potencializados pelas redes sociais, farão com que manter o corpo em dia seja a demanda da grande maioria de pessoas – sem contar a preocupação cada vez maior de envelhecer com saúde.

A graduação ideal para quem busca essa área é a de Educação Física, que contempla, entre outras disciplinas, as de Avaliação Morfofuncional, Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, Corporeidade e Motricidade, Atividade Física e Envelhecimento, Recuperação Musculoesquelética, Educação Física Terapêutica, Ergonomia e Ginástica Laboral, Nutrição Aplicada à Atividade Física e ao Esporte e Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais.

8. Profissional de marketing digital

Apesar de o marketing ser uma estratégia bem conhecida e uma carreira um tanto quanto antiga, os profissionais do marketing digital estão cada dia mais valorizados e requisitados, como se fossem uma necessidade básica para as empresas. Para quem deseja seguir essa área, a recomendação de cursos de graduação é a mesma dos creators: Jornalismo, Produção Audiovisual, Design Gráfico e, claro, Marketing.

9. Analista de Big Data

É basicamente o oráculo das informações contidas no Big Data. Com a ajuda desse profissional, é possível coletar dados fundamentais para o sucesso de qualquer corporação de maneira estratégica e assertiva. Isso porque o analista de Big Data irá analisar o universo de informações inseridas na internet sobre todos os tipos de usuários e buscar os dados estratégicos para cada organização.

Quem deseja seguir essa carreira deve fazer uma especialização na área de Big Data, mas pode começar a sua jornada em cursos de graduação como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas da Informação. Todos esses cursos darão uma base importante para o profissional que for trabalhar como analista de Big Data.

10. Gestor de comunidade

Esse profissional é o responsável direto por todo o atendimento aos consumidores, bem como pelo gerenciamento do comportamento, das opiniões, dúvidas e críticas deles. Dessa forma, ele recolhe as informações deixadas por meio dessas interações com a empresa para criar novas estratégias e agregar valor à marca.

Atualmente, grandes empresas e organizações mais atualizadas já contam com a atuação desses profissionais. Quem deseja empregar-se nessa área pode procurar uma graduação de Marketing ou de Administração. Sobre a primeira, já comentamos acima. Na faculdade de Administração, por sua vez, o profissional poderá se interessar por disciplinas como Princípios de Gestão, Comunicação Contemporânea, Raciocínio Lógico e Analítico, Direito Empresarial e do Consumidor, Gestão Estratégica de Marketing, Modelagem de Processos, Direito do Consumidor, Endomarketing, Ferramentas Digitais Aplicadas à Gestão, entre outras.

11. Engenheiro ambiental

Com o desmatamento crescente, alterações drásticas no clima e maus-tratos ao meio ambiente, o engenheiro ambiental se tornou uma peça necessária para quaisquer projetos de desenvolvimento que envolvam alterações ou uso do meio ambiente.

Quem deseja atuar nessa área pode optar pela graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Entre as disciplinas dessa área estão as de Engenharia Sustentável, Análise das Variações, Bases Físicas para Engenharia, Bases Matemáticas para Engenharia, Bases para Gestão em Engenharia, Ecologia Aplicada à Engenharia Ambiental e Sanitária, Geotecnia Ambiental, Saneamento Básico e Ambiental, Bioclimatologia; entre outras.

12. Segurança da informação

O alto volume de dados armazenados na web, incluindo inúmeras informações pessoais e sigilosas, faz com que o reforço em segurança da informação seja cada vez mais necessário. Por isso, o profissional de segurança da informação será fundamental em toda empresa ou instituição que deseje evitar vazamento de informações e prejuízos.

A formação inicial para quem pretende atuar nessa área pode ser uma das seguintes graduações: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciência da Computação; Engenharia da Computação; Sistemas da Informação.

13. Gestor de resíduos

O aumento da população e a crescente geração de resíduos faz com que seja cada vez mais necessário a correta gestão desses materiais, papel que será desempenhado pelo gestor de resíduos.

Quem deseja atuar nessa área pode fazer tanto a graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária quanto a de Gestão Ambiental. Sobre a primeira, falamos acima. Já o curso de Gestão Ambiental se destaca por contemplar disciplinas como Ciências do Ambiente, Gestão e Legislação Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental, Biossegurança e Bioproteção, Gestão em Comunicação Ambiental, Análise de Impactos Ambientais, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Saneamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, entre outras.

14. Desenvolvedor de dispositivos wearables

Com o avanço da IoT, todo dispositivo será integrado à rede, incluindo objetos de uso pessoal, como óculos e relógios. Nesse cenário, entram os profissionais especializados em weareable, que em tradução livre significa “tecnologia vestível”.

Esses profissionais são responsáveis por desenvolver óculos, lentes, relógios ou outros equipamentos tecnológicos que facilitem a vida cotidiana das pessoas. Quem deseja atuar com este foco pode optar por uma graduação em Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Automação Industrial ou em Ciência da Computação.

15. Gestor de inovação

Nunca se falou tanto sobre inovação como nos dias de hoje. As empresas e instituições, frente à grande concorrência do mercado, precisam estar sempre um passo à frente para manter a competitividade. Por isso a competição para saber quem é mais inovador está cada vez mais acirrada. Os profissionais responsáveis por pensar estratégias de diferenciação e inovação nas empresas terão lugar de destaque no mercado de trabalho.

Para quem busca uma carreira como gestor de inovação existem diversas possibilidades de formação. Você pode optar por uma graduação mais direcionada para a área de negócios e empreendedorismo, como é o caso do curso de Administração, ou buscar uma formação mais técnica e direcionada para a base da inovação, como são os cursos de Ciência da Computação e Gestão da Tecnologia da Informação.

16. Geneticista

Essa profissão já existe e será cada vez mais requisitada. A principal causa é a crescente demanda por identificação de possíveis doenças do futuro e como tratá-las. A ideia é que sejam descobertas e prevenidas antes mesmo de apresentarem sintomas.

Quem deseja atuar com esse foco pode buscar uma formação nos cursos de graduação de Biomedicina, Ciências Biológicas ou Farmácia. Entre as disciplinas de interesse no curso de Biomedicina estão as de Biologia Molecular, Fundamentos de Bioquímica, Biotecnologia, Fisiologia Humana, Imunologia Aplicada, Química Biológica, Patologia, entre outras.

Na graduação de Ciências Biológicas o aluno terá acesso a disciplinas como Fundamentos de Bioquímica; Histologia e Embriologia; Fisiologia Humana; Química Geral; Biologia Celular, Molecular e Hereditariedade; Patologia; Análises Clínicas; Biotecnologia; Doenças Tropicais; Parasitologia; Virologia Básica, entre outras.

Já na grade curricular do curso de Farmácia constam disciplinas como Anatomia Sistêmica; Fundamentos de Bioquímica; Bioquímica Aplicada; Farmacobotânica; Química Analítica Farmacêutica; Farmacodinâmica; Farmacotécnica; Cosmetologia; Fundamentos em Farmácia Industrial, entre outras.

17. Especialista em e-commerce

As compras online são uma realidade para a maioria das pessoas e vêm sendo adotadas por uma parcela maior da sociedade. Você se lembra quando foi a última vez que fez uma compra na loja física sem antes, pelo menos, verificar o preço e as condições de pagamento do mesmo produto no site da loja?

O e-commerce não vai parar de crescer e os profissionais que se especializaram nessa área terão mais chances no mercado de trabalho do futuro. Os interessados em atuar na área devem se especializar no assunto, mas, primeiro, é indicado que eles comecem com uma graduação que proporcione uma base para a atuação futura.

Entre os cursos sugeridos estão os mais “generalistas”, como são os cursos de Administração e de Ciências da Computação, e também os cursos mais direcionados para essa área, como é o caso da graduação de Gestão da Tecnologia da Informação e de Sistemas para Internet.

18. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

Apesar da preocupação com o meio ambiente ser um assunto antigo, sua degradação com o intuito de extrair recursos produtivos ainda é muito comum e, infelizmente, crescente. Por isso, a tendência é que profissionais especializados em fontes de energias renováveis ou alternativas, que buscam minimizar os danos e impactos ao meio ambiente, sejam cada vez mais requisitados.

Se você se interessa por essa área, os cursos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Elétrica e de Gestão Ambiental são boas opções de formação inicial. Depois, como na maioria das profissões do futuro citadas acima, você deverá buscar por cursos de especialização ou de pós-graduação que poderão direcioná-lo para cada uma das carreiras promissoras que citamos.

Pronto! Agora você já sabe quais são as 18 profissões do futuro que farão sucesso no mercado de trabalho muito em breve. Analise cada uma dessas áreas de atuação e identifique quais aptidões pessoais coincidem com cada uma delas para escolher o curso de graduação que mais se encaixa com o seu perfil. Compartilhe este conteúdo com um amigo e ajude-o também a traçar um futuro profissional alinhado às tendências do mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *